terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasão e Selo

O atual Brasão de armas da França virou símbolo nacional da França em 1953, porém, ele não tem nenhum estatuto comobrasão de armas. Ele aparece na capa dos passaportes franceses e foi originalmente adotado pelo Ministério das Relações Exteriores como símbolo para uso nas missões diplomáticas e consulares em 1912 usando um design desenhado pelo escultorJules-Clément Chaplain.
Em 1953, a França recebeu um pedido das Nações Unidas para uma cópia do brasão de armas nacional para ser colocado junto com os brasões de armas dos outros estados membros na assembléia. Uma comissão interministral pediu para Robert Louis(1902–1965), artista heráldico, para produzir uma versão do design do Chaplain. Isso não aconteceu, no entanto, constituiu-se uma adoção de um brasão de armas oficial da República.
Tecnicamente falando, ele é mais para um emblema do que para brasão de armas por não respeitar as regras heráldicas. O emblema consiste em:

§ Um largo escudo com cabeças de leão e urso.
§ Um monograma "RF" que significa République Française (República Francesa).
§ Um galho de oliveira simbolizando a paz.
§ Um galho de carvalho simbolizando a sabedoria.
§ Os fasces é o símbolo associado à justiça (do Romano, machados do lictor, nesse caso , não está associado aofascismo).
Em Setembro de 1999, o governo françês adotou um novo símbolo incorporando o lema nacional, as cores da bandeira, e a personificasão da República: Marianne.




O grande Selo da França




O Grande Selo da França ( francês : Grand sceau de la République Française) é o oficial do selo da República Francesa .
O Grande Selo características Liberty personnified como assentado Juno usando uma coroa com sete arcos. Ela possui um fasces e é apoiado por um navio de perfilhos com um galo impresso nele. Aos seus pés está um vaso com as letras "SU" ("Sufrágio Universel", "Sufrágio universal"). Na sua direita, no fundo, são símbolos das artes (as ferramentas de pintura), arquitetura (forma iônica), educação (lâmpada acesa), agricultura (um feixe de trigo) e indústria (uma roda dentada). A cena é cercada pela lenda "République Française, DEMOCRATIQUE, ET UNE indivisível" ("República Francesa, democrática, una e indivisível") e "24 FEV.1848" (24 de fevereiro de 1848) na parte inferior.
O reverso traz as palavras "AU NOM DU FRANÇAIS Peuple" ("em nome do povo francês"), circundado por uma coroa de carvalho (símbolo da perenidade) e louro (símbolo da glória), deixa amarrado junto com ervas daninhas e as uvas (agricultura e riqueza), com o lema nacional circular " Liberté, Egalité, Fraternité ".

Um comentário: